Após a morte de Lan Curtis, chega ao fim uma das principais bandas pós-punk, o Joy Division, uma das primeiras a introduzir o romantismo às suas letras.
O restante da banda se auto impõe uma nova ordem, o New Order, tentativa de mudança frustrada no início, quando em julho de 80, meses após a morte de Lan, ainda estavam sob o fantasma do antigo vocalista, não conseguindo adquirir uma identidade própria, mantendo-se muito próximos do estilo do Joy. "Precisávamos gravar alguma coisa, estávamos muito abalados e precisávamos preencher nosso espaço de desespero", disse Hook, na época do lançamento do single Ceremony de 1981, com letra ainda de Lan Curtis.
Nessa fase Morris, responsável pela bateria e pela percussão eletrônica, chama para a banda sua namorada, a tecladista Gilian Gilbert.O fantasma de Lan ainda assustava a Nova Ordem quando resolvem gravar o álbum Movement, único ainda indisponível em CD no Brasil. São destaques desse trabalho, ainda com os dois pés no pós-punk, as músicas The Him, Dreams Never End e ICB, que segundo diz a lenda significam Lan Curtis is Buried. Mesmo sendo impossível, é como se o Lan tivesse chegado atrasado no estúdio para a gravação e como a banda, independente e sem dinheiro para pagar a próxima hora, mesmo sem ele gravasse o álbum.
O single Everything is Gone Green, com composições próprias, já tem um ritmo novo, embora ainda seja muito parecido. Em maio de 1982 lançam Temptation, com uma sonoridade kraftwerkiana, com letra bem new romantic, a lá Bryan Ferry. “Em 1983 descobre a sequência de bateria que os tornaria a banda independente mais famosa do mundo e levaria a Factory e Manchester ao conhecimento de cada canto da Terra: Blue Monday, o single de 12 mais vendido da história. A cult band, completamente independente, chega ao mainstream. Como diz o próprio Hook, “sem perder a independência e o fim alternativo. Hoje somos a banda mais respeitada do mundo, somos os únicos que fazemos o que queremos fazer". Com Blue Monday e o álbum subseqüente, Power, Corruption and Lies, o New Order consegue combinar sua independência e sua veia alternativa com o reconhecimento como uma das melhores bandas dos 80 e como a melhor banda de technopop da história, sendo este um fato único na história da música.
Manchester começa a ser frequentada por jornalistas do mundo inteiro, mas o New Order continua o mesmo da época do Joy. Embora suas músicas alternativas tenham se tornado grandes sucessos, continuam rejeitando o estrelato, não gostam da mídia, nem de entrevistas, e nunca aceitaram as vantagens de grandes gravadoras e revistas especializadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário